A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, em segundo turno, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei 543/2015, que institui a Semana Catarinense de Conscientização sobre o Perigo do Alcoolismo Precoce, na segunda semana de junho. A proposta foi apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera depois de sugestão dos alunos da Escola Básica Francisco Brasinha Dias, de Belmonte, no Extremo Oeste.
O projeto foi criado pelos estudantes durante o Parlamento Jovem, programa conduzido pela Escola do Legislativo com alunos de todo Estado. Na justificativa, os jovens argumentam que o consumo do álcool na adolescência causa diversos problemas à formação psicológica e do organismo. “Eles buscaram dados significativos de pesquisas ligando a dependência do álcool ao consumo precoce. E como é uma droga sedativa, que muitas vezes demora a evidenciar problemas orgânicos, é preciso levar a mais e mais jovens informações e dados sobre o tema”, destaca Padre Pedro.
A proposta é que as escolas do Estado, na segunda semana de junho, promovam debates e palestras com médicos, psicólogos e outros profissionais, além de buscar instituições que tratam problemas de alcoolismo.
*Gazeta Catarinense