A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina AMEOSC em parceria com a Escola de Gestão Pública – EGEM, realizou nos dias 27 e 28 de abril, a quarta etapa de formação para Conselheiros Tutelares dos 19 municípios da região Extremo Oeste.
A formação contou com o enfoque nas Políticas de Saúde, Educação e Assistência Social, sendo ministrada pela Assistente Social da Federação da Catarinense de Municípios (FECAM) Denise Gerardi.
De acordo com a Palestrante, o curso abordou ainda, legislações correlatas relacionadas as atividades dos Conselheiros, como a Lei de Adoção e Lei de Alienação Parental. “A Alienação Parental é um processo que consiste em programar uma criança para que odeie um de seus genitores sem justificativa. E com relação a isto, a lei prevê medidas que vão desde o acompanhamento psicológico até a aplicação de multa, ou mesmo a perda da guarda da criança a pais que estiverem alienando os filhos” explica a Assistente Social.
Acerca da importância da Formação, a Conselheira Tutelar do Município de Belmonte – Grêici Mãniqca destaca “esta capacitação é muito importante para os conselheiros tutelares, pois muitas dúvidas surgem em nosso trabalho cotidiano. E, com a capacitação, além de sanar as dúvidas, aprendemos como funciona a rede de atendimento. ”
A quinta e última etapa da Formação para Conselheiros Tutelares da AMEOSC será ministrada pela Especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescentes pela USP e Graduanda em Serviço Social pela FURB – Maria Dolores Pelisão, nos dias 04 e 05 de julho. O enfoque da última etapa será o “Conselheiro Tutelar: ações adequadas na busca de soluções. ”
Confira outras edições: (Clique aqui) (Clique aqui)
ASCOM/AMEOSC