A presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind, representou os municípios de Santa Catarina em reunião nesta segunda-feira (15) com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
As reuniões foram motivadas pelo descontentamento em relação ao projeto de concessão atual visando a duplicação de trechos da BRs 476, BR 153, BR 282 e BR 480 entre Paraná e Santa Catarina. A atual proposta acaba incentivando o escoamento das produção agroindustrial do oeste de Santa Catarina para os portos do Paraná e não de Santa Catarina causando evasão fiscal para o estado vizinho.
Para evitar que isso ocorra, o grupo de lideranças catarinenses presentes às reuniões desta segunda pleiteou junto aos órgãos responsáveis a suspensão dos processos de concessão, agilidade no processo de duplicação da BR 470 e a criação de um grupo de trabalho para ouvir as demandas e posicionamentos da população catarinense e do setor produtivo. “Buscamos uma maior participação nas discussões e definições, uma vez que o impacto das concessões será de grande repercussão para toda a população. Por isso foi criado um grupo técnico para acompanhar o andamento do processo, debater, levantar estudos e se posicionar junto aos órgãos competentes”, explica a presidente. “O encaminhamento do projeto da forma que está será prejudicial para o Estado”, conclui.
O que se busca é que a exportação dos produtos do oeste do estado sejam exportados pelos portos catarinenses, e isso só será possível caso se priorize as estradas que cruzam nosso estado de leste a oeste, como a BR 282, em combinação com a BR 470.
Participaram das reuniões os deputados estaduais Luciane Carminati e César Valduga, os deputados federais, Pedro Uczai e Casildo Maldaner, além de representantes da FCDL, Facisc, Fetrancesc, Fiesc e Conselho Empresarial de Chapecó – CEC.
Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM
Fotos: Fotos: Assessoria Deputado Celso Maldaner.