Destacou-se também, na 2ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar realizada no dia 18 no IFSC/SMO, a apresentação realizada pela Nutricionista do Município de Coreia Pinto – Giselle de O. Faccin. Giselle apresentou como funciona o incentivo de consumo de alimentos saudáveis na prática, mostrando fotos de ações desenvolvidas em seu Município.
Giselle destacou a importância de todos estarem engajados em prol desta questão. Em uma apresentação interativa, ela demonstrou os resultados alcançados pelas ações, mostrando fotos de crianças felizes em consumir verduras, imagens de alunos em atividades nas hortas das escolas e muitas outras ações produtivas e educativas.
Esteve presente na Conferência, a Palestrante: Adélia Schmitz – do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Movimento de mulheres camponesas. Adélia dissertou sobre Plano Estadual de Segurança Alimentar – Trabalho Intersetorial; Dificuldades para elaboração do plano de segurança alimentar com a Secretaria de Agricultura devido ao uso de agrotóxicos; Situação de insegurança alimentar – Exemplo de trabalho na Índia, onde uma Indiana contou a Adélia que a maior dificuldade dela era de ter que ensinar ao filho de que durante a vida ele iria passar fome em inúmeras vezes. Adélia encerrou a apresentação destacando a importância de uma alimentação saudável no combate de doenças.
Após todas as apresentações, o público foi dividido em 4 grupos, ficando para cada grupo a incumbência de discussão e posterior apresentação de propostas sobre os temas abordados na Conferência que serão levadas pelos Delegados eleitos a Conferência Estadual de Segurança Alimentar.