Após a realização da solenidade de apresentação do Projeto Parque Turístico Ambiental de Integração e do lançamento do Programa Líder para o Desenvolvimento Regional do Sebrae, ocorrida dia 31 de julho, em Dionísio Cerqueira, começa a movimentação para início dos trabalhos de ambos os projetos. O primeiro envolvendo Bernardo de Irigoyen (Argentina), Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e o segundo intitulado Programa Líder, que abrange 39 municípios do Oeste catarinense, Sudoeste do Paraná e norte de Misiones (Argentina).
O Prefeito de Dionísio Cerqueira e Presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), Altair Rittes, informou que os protocolos de intenções foram assinados pelas autoridades presentes e que recursos já foram sinalizados, entre eles, R$ 500 mil por parte do Ministério do Turismo e R$ 2 milhões pelo governo da Província de Misiones Argentina. Mario Moisés, Secretário Executivo do Ministério do Turismo, prestigiou a solenidade e falou que o Ministério tem por objetivo apoiar obras de infraestrura em todo o País em parceria com estados e prefeituras, e segundo ele é o que vai acontecer na Tri-Fronteira. "Aqui o Projeto toma uma dimensão ainda maior, porque nós estamos numa fronteira com o governo da Argentina", afirmou o Secretário.
O Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e seu Vice, Leonel Pavan, estiveram presentes no evento e manifestaram interesse em apoiar os projetos. "Nós temos em Santa Catarina quatro fundos, o fundo de esporte, o fundo de turismo, fundo de cultura e o fundo social, e a empresa ao pagar o imposto, pode deduzir 5% para um desses fundos e com o recurso do fundo de turismo e fundo cultural nós vamos ajudar sim a bancar fortemente esses projetos", declarou o governador.
O presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, também esteve na tri-fronteira e explicou que o Programa Líder para o Desenvolvimento Regional, projeto piloto e segundo implantado no País, tem a pretensão de construir uma visão de oportunidades, que possibilite o desenvolvimento regional, de forma democrática e através da capacitação e de infraestrutura. Para Augusto Portugal, que é Coordenador Nacional do Programa Líder, esse é um projeto que mobiliza as pessoas envolvidas de tal forma, que elas vão realmente atrás de oportunidades, recursos e constroem uma nova realidade local e regional.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de D. Cerqueira