Neste final de semana aconteceu, em São José do Cedro, o XI Arraial Cedrense, abrindo as comemorações dos 51 anos de aniversário do município. A festa aconteceu na Gruta São Cristóvão, nos dias 3, 4 e 5. Cerca de 20 pessoas da Comissão Organizadora e Escola Cebem trabalharam na produção dos elementos decorativos do local, remetendo à tradição junina. 17 entidades cedrenses, como escolas e outras instituições, montaram barraquinhas de venda de comidas e bebidas típicas de São João. Já que neste ano a entrada foi franca, o público pode aproveitar melhor as atrações degustativas do Arraial. Além das atrações, ainda foram sorteados dez bolos ao público ao longo das três noites.
Todas as entidades envolvidas estavam engajadas em fazer do Arraial 2009, um dos melhores dos últimos anos. Para reforçar a tradição, no domingo à tarde foram apresentadas danças de quadrilha pelas escolas e grupo de idosos. No pavilhão da Gruta foi exposto um documentário em forma de desenho, relembrando momentos históricos de SJCedro, desde sua colonização até os dias atuais. O trabalho de pesquisa da história foi feito pelos professores e alunos do Cebem, os desenhos foram feitos pela APAE e a pintura pelos alunos do Cebem.
De acordo com o presidente da Comissão, Antoninho Adão Malvessi, a intenção de promover uma festa junina típica, respeitando o tradicionalismo da data foi alcançado. A decoração foi um sucesso e as barraquinhas prepararam quentão, maçã do amor, pé-de-moleque, pinhão e diversos outros petiscos. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes nas três noites do evento, superando com grande êxito as expectativas da Comissão. Na sexta-feira, foram vendidas mais de 500 jantas. O levantamento de despesas e arrecadação, de acordo com a vice-presidente da Comissão e Secretária da Educação de SJCedro, Judite Deicke, ainda está sendo realizado.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de S. josé do Cedro