A Administração Municipal de Guaraciaba juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores encaminharam um oficio ao Governador Luis Henrique da Silveira pedindo a interferência dele junto aos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água no município de Guaraciaba. O documento relata as dificuldades que o município vem enfrentando devido a estiagem. O ofício ressalta que o movimento econômico do município se baseia em torno de 70% na agricultura familiar, sendo produção de grãos, fumo, leite, aves, suínos, entre outras, e todas essas atividades estão tendo prejuízos incalculáveis de dificuldades no abastecimento de água para o consumo humano e dos animais.
O documento encaminhado ao Governador pede com máxima urgência os seguintes encaminhamentos: caminhões tanques para ajudar no abastecimento emergencial de água nas propriedades e residência; realização urgente de levantamento por topógrafo e engenheiro para buscar água junto ao Rio das Flores ou Rio das Antas; perfuração emergencial de poços artesianos pela Casan; locação de caminhão carreta para buscar água potável junto a estação de São José do Cedro e colar direto nos reservatórios de Guaraciaba.
O Prefeito Ademir Zimmermann convocou todos os coordenadores de comunidade e capelas, presidentes de entidades, diretores de clubes esportivos, APPs e diretores das escolas do município e membros da Defesa Civil Municipal para uma reunião nesta quarta-feira, dia 08, às 13h30, no Centro Municipal de Múltiplo-uso. Conforme o Prefeito é muito importante que todas essas lideranças se façam presentes, pois será discutido o andamento das promoções e dos campeonatos no município, entre outras questões referentes a falta de água em Guaraciaba.
Nesta terça-feira á tarde, os prefeitos da região da Ameosc se reúnem para discutir o problema da água e dar encaminhamentos de forma conjunta. Conforme Zimmermann todos os municípios da região estão enfrentando problemas devido a falta de chuva e é importante que todos se unam para somar mais forças na busca de soluções para amenizar a situação.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Guaraciaba