A comissão municipal de Defesa Civil de Guaraciaba se reuniu na manhã desta quinta-feira para fazer uma avaliação da estiagem e discutir alternativas para amenizar a situação. A falta de água no município está cada vez pior tanto no interior quanto na cidade. Conforme o responsável pelo escritório local da Casan, que participou da reunião, não há mais onde captar água, pois os poços artesianos e o Rio Arroio Jacú estão praticamente secos. Ele informou que a Casan está fazendo a distribuição de água em forma de rodízio a cada dois ou três dias, mas mesmo assim não está tendo água o suficiente.
A Comissão de Defesa Civil sugeriu que a partir desta data estejam suspensas todas as atividades esportivas no ginásio municipal de esportes, inclusive as escolinhas de vôlei e futsal e os horários noturnos. A comissão também sugeriu a Administração Municipal decretar suspensão de todas as atividades esportivas e festivas no município, no entanto, neste final de semana, a rodada do municipal de futebol de campo ainda será realizada normalmente. Outra sugestão é suspender as aulas em todas as escolas do município, caso não chova nos próximos dias, pois algumas escolas já estão sendo abastecidas pelo Corpo de Bombeiros.
Para as construções a Casan não estará mais oferecendo água. Os proprietários que precisam dar andamento nas obras devem buscar outra alternativa para disponibilizar água. A Policia Militar informou também que estará fazendo ronda durante a madrugada para identificar residências que estão fazendo uso indevido de água para tomar as providências cabíveis. A Defesa Civil orienta as pessoas a denunciar para a Casan ou Policia Militar caso percebam alguém desperdiçando água, pois a prioridade neste momento é água para o consumo humano.
O Secretário de Administração e Finanças, Tarcisio Hanauer, comunicou que devido esta situação a Administração Municipal fez uma dispensa de licitação para adquirir um tanque que será acoplado em um caminhão para distribuir água no município. Para o consumo dos animais, a Administração Municipal já tem disponibilizado um caminhão pipa e a partir desta semana terá mais um disponível. A equipe de máquinas da Prefeitura continua no interior fazendo abertura de bebedouros, sendo que já foram feitos 250 e há mais de 100 pedidos agendados. O Corpo de Bombeiros que também vem auxiliando na distribuição de água diz que não está fazendo o abastecimento em residências particulares, apenas em locais públicos que prestam serviços essenciais à comunidade. Segundo o comandante Lauri Silvestre Kunz, o Corpo de Bombeiros não tem estrutura para isso e precisa deixar uma equipe para atender os casos emergenciais.
Até esta sexta-feira, a Defesa Civil do município estará fazendo um levantamento de dados da estiagem em todo o município e encaminhará ao Poder Executivo para que seja feito o Decreto de prorrogação da situação de emergência. A Administração Municipal orienta a população para que economize água obr máximo que puder, procurando priorizar para o consumo próprio e para os animais, jamais lavar calçadas, carros ou desperdiçar de outra forma.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Guraciaba