Anunciada a definição de R$ 500 mil para execução de pavimentação urbana em São Miguel do Oeste. A notícia foi repassada ao prefeito Nelsinho pelo assessor da senadora Ideli Salvatti e ex-prefeito de Guaraciaba, Airton Fontana, durante encontro na tarde desta quarta-feira, no gabinete do executivo municipal.
O empenho deverá ser liberado até junho deste ano, sendo que a administração municipal irá definir por executar passeio, calçamento ou asfalto.
Fontana informou o prefeito sobre os encaminhamentos da Universidade Federal que será instalada em Chapecó e deve até dezembro ter professores e técnicos contratados para o início das aulas em fevereiro de 2010, com quatro cursos definidos. A construção da Universidade está prevista no orçamento da União para este ano, faltando apenas definir a área e o Congresso autorizar a parte legal do processo.
Nelsinho lembra que esta é uma luta de todos os movimentos sociais e sindicais, inclusive com a participação dos principais líderes do MST.
A Universidade Federal, segundo Fontana, deve ser a maior empresa do oeste, com a central localizada em Chapecó pela logística e infra-estrutura que oferece, e tendo definidos dois campi no Sudoeste do Paraná e dois no Rio Grande do Sul.
Fontana divulgou ainda, o roteiro que a Senadora Ideli estará realizando na região no dia 06 de março, com a seguinte programação:
– 9h – Itapiranga – assinatura de convênio entre Eletrosul e Prefeitura;
– 14h – Maravilha – coletiva com a imprensa no auditório da Amerios;
– 14h30min – Maravilha – encontro político no Auditório da Amerios, com a participação das quatro microrregiões, cerca de 100 lideranças, para debates sobre o projeto e estudos técnicos do traçado da Ferrovia da Integração Oeste/Leste, e questões da construção da ponte do Rio Uruguai, entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS;
Sobre a Ferrovia da Integração Oeste/Leste, a qual é um sonho antigo que vai proporcionar a integração do Oeste brasileiro com a Bahia será defendida a sua importância para aumentar a competitividade dos produtos catarinenses e servirá para escoamento da produção agroindustrial aos portos marítimos, em território catarinense.
A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, o que significa garantia de recursos para estudos de viabilidade e projeto básico em 2009 e em um ou dois anos iniciar o processo licitatório.
No dia 07, a senadora Ideli Salvatti segue roteiro nos municípios de Xanxerê e Abelardo Luz.
O assessor De Ideli se colocou ainda, a disposição do prefeito, para fazer o meio de campo com a senadora, e acompanhar os trabalhos das prefeituras da região.
Nelsinho reforçou a importância da presença da senadora e outras lideranças estaduais e federais junto ao município e pediu o apoio de Ideli junto aos projetos que tramitam na Capital Federal.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de São Miguel do Oeste