A Secretaria de Estado da Educação passa a oferecer mais 5.375 vagas em 95 cursos no Ensino Médio, sendo 23 para educação geral e 69 técnicos no Estado. Somente em São Miguel do Oeste serão seis cursos e 175 vagas em seis unidades escolares. A informação é do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, João Carlos Grando, e do gerente de Educação, Nabor Corrêa, nesta quarta-feira (4).
Grando explica que os cursos oferecidos serão de Técnico em Paisagismo e cinco cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, como: Técnico em Vendas, Técnico em Informática, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agronegócio. "Cada um dos cursos oferecidos, sua estrutura curricular, número de vagas e os critérios para seleção dos alunos e matrícula variam de acordo com o projeto de criação", complementou Corrêa.
Corrêa lembra que na última segunda (2) e terça-feira (3) o Conselho Estadual de Educação emitiu os pareceres de aprovação dos cursos e a partir daí as escolas farão a divulgação das matrículas e ou do processo de seleção dos alunos.
O Curso Técnico em Paisagismo irá habilitar profissionais com competências para executar, acompanhar, supervisionar e controlar as técnicas construtivas e de implantação de vegetação de projetos paisagísticos em áreas urbanas, rurais, industriais ou comerciais. Tal curso, que terá 35 vagas, deve oportunizar aos jovens, egressos do Ensino Médio, a possibilidade de profissionalização e a busca da melhoria da qualidade de vida, relacionada diretamente com o uso racional dos recursos naturais, respeitando o meio ambiente no processo educativo.
Havendo número de inscritos superiores as 35 vagas oferecidas, os candidatos participarão de um processo seletivo envolvendo prova de conhecimento prévio de nível do Ensino Médio. A Carga Horária do curso é 1.880 horas, com estágio supervisionado de 360 horas e será ministrado no período noturno, com aulas práticas aos sábados.
O curso de agroindústria, também no Cedup-GV,com 35 vagas, deve formar técnicos que contribuam com o avanço tecnológico das empresas agroindustriais locais e regionais, para que esses promovam o aumento da produção e produtividade das agroindústrias com diminuição das perdas e desperdícios das matérias-primas e subprodutos, além de desenvolver a capacidade de empreendedor do cidadão para que possa gerir seu próprio agronegócio. O curso será de 5.200, com estágio supervisionado de 360 horas e será em tempo integral.
O curso Técnico em Vendas, que será desenvolvido na EEB Guilherme José Missen, em São Miguel do Oeste irá habilitar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho, tornando-os aptos a agir com liderança, espírito de equipe e visão de empreendedor, baseado na criatividade e excelência profissional, capacitando-os de conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. As turmas matriculadas iniciam o curso com um número-base de 35 alunos, no período noturno e estágio supervisionado.
O Curso de Técnico em Informática será na EEF São João Batista. Os alunos aprenderão tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos, aptos a especificar, montar, instalar e utilizar computadores, softwares, interligar sistemas de computadores, diagnosticar e corrigir falhas no funcionamento de computadores, programar softwares, desenvolver web sites simples, analisar e desenvolver um produto de softwares e realizar manutenção básica em sistemas de informática. Serão disponibilizadas 35 vagas.
O curso técnico em vendas, da EEB Everardo Backheuser, de Descanso, vai proporcionar elementos teóricos e práticos que atendam as demandas do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnico em Vendas, bem como, reflexões sociais, políticas e culturais que desenvolvam no educando postura crítica frente a dinâmica social presente na contemporaneidade. As turmas matriculadas iniciam o curso com um número-base de 35 (trinta) alunos, período diurno, com 200 dias de aula.
Já o curso de Agronegócios, da EEB Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, com 35 vagas, é voltado ao desenvolvimento social, econômico, cultural, científico e tecnológico, ampliando as possibilidades de inserção do jovem do município e da região no mundo do trabalho, propicionando o conhecimento das teorias produtivas da Gestão do agronegócio; capacitação profissional para viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de alternativas nas atividades agropecuárias; viabilizar formas que oportunizem a integração social com a comunidade e para o desenvolvimento das pessoas; além de incentivar atitudes empreendedoras voltada à pesquisa e a inovação.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Sec. de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste