O Programa de Revitalização das Atividades Rurais de Santa Catarina (Revitalizar) contemplou em 2008 seis produtores nos municípios de abrangência da Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira. Foram investidos aproximadamente R$ 60 mil em melhorias nas propriedades rurais. O programa contempla agricultores familiares que moram nas Microbacias trabalhadas pela Epagri, e os municípios contemplados com o Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) do Banco do Brasil.
O agricultor de Palma Sola Carmo Francisco Wille foi um dos beneficiados do Programa e descreve os trabalhos realizados na sua propriedade. "Recebi um financiamento de R$ 8 mil, que proporcionou a possibilidade de termos água em casa e nos piquetes dos animais. Se não fosse o Programa Revitalizar não teríamos condições de realizar essas melhorias. Dessa forma não pagarei juros e terei um bom prazo para liquidar o financiamento", comemora o agricultor.
O Revitalizar é desenvolvido pela Epagri e Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com a Cidasc, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil. Na região de Dionísio Cerqueira, o Conselho de Desenvolvimento Regional definiu três áreas prioritárias: produção de carne e leite a pasto, aproveitamento de dejetos da produção intensiva de animais e mecanização agrícola. O produtor que adquire o financiamento através do Revitalizar ganha um bônus do Governo do Estado para o pagamento dos juros, tendo cinco anos de prazo para pagar, sendo um ano de carência.
Podem participar do Programa Revitalizar agricultores familiares, enquadrados no Pronaf "C", "D" e "E" e, excepcionalmente, agricultores habilitados no Proger Rural para investimentos no Projeto Água da Chuva. Os interessados em participar do projeto devem procurar os escritórios municipais da Epagri.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Sec. de Estado de Des. Reg. Dionísio Cerqueira