You are currently viewing Guaraciaba pode decretar situação de emergência nesta quarta-feira (10/12)

Guaraciaba pode decretar situação de emergência nesta quarta-feira (10/12)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os membros da Comissão de Defesa Civil Municipal de Guaraciaba irão se reunir nesta quarta-feira, dia 10, às 9h, para avaliar os dados sobre a estiagem levantados no município. Com apoio de diversas entidades, como secretaria de agricultura, Sintraf, Epagri e Corpo de Bombeiros foram visitadas diversas comunidades no interior para detectar a situação agropecuária que envolve dados da produção leiteira, pastagens, lavouras e abastecimento de água. A Secretaria de Saúde também trabalha na elaboração de um laudo sobre a incidência de doenças respiratórias e viroses relacionadas ao clima seco.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Danilo Rockenbach, o Engenheiro Agrônomo, Leonir Dilly e representantes de demais entidades passaram a segunda e terça-feira visitando as propriedades do interior, visando levantar dados dos prejuízos devido a falta de chuva. Conforme o secretário a situação é preocupante, pois em algumas lavouras a perda chega a 80% devido a fase da cultura que essas lavouras se encontram. Ele explica que o período de polinização já passou e as espigas existentes possuem apenas alguns grãos. E essa situação não se reverte mais, mesmo que chova nos próximos dias. Em conversa com agricultores visitados avalia-se que cerca de 70% do milho plantado no município está na fase acima citada. No entanto, as lavouras de milho mais do tarde também estão com sua produção comprometida, podendo ser maior ou menor, dependendo dos dias que persistirem a estiagem.

A atividade leiteira por estar presente na maioria das propriedades rurais, é uma das mais atingidas com a falta de chuva pelo número de pessoas que afeta. O engenheiro agrônomo explica que o crescimento, a germinação e o rebrote das pastagens estão paralisadas devido a falta de umidade no solo. O comprometimento maior está nas pastagens anuais, pois ainda não estão totalmente implantadas e possuem um ciclo mais curto. Os agricultores que possuem pastagens perenes ainda têm uma oferta maior de alimento aos animais, pois é o tipo de pasto que possui mais resistência e o ciclo de produção vegetativo é mais longo, sem contar que o custo de implantação e de manutenção é mais baixo.

Segundo o Secretário de Agricultura, as outras culturas também estão comprometidas, como o fumo, feijão, soja e as culturas de auto-consumo. A estiagem não afeta somente os produtores rurais, mas o município como um todo. Com menor produção é menos dinheiro que circula no comércio e, além disso, os agricultores terão dificuldades em honrar seus compromissos que fizeram para o plantio da safra, assim como para manter os gastos da família.

Após a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Defesa Civil Municipal irá encaminhar o relatório ao prefeito Airton Fontana, e se for o caso, sugerindo o decreto de situação de emergência. Depois do decreto, as informações serão encaminhadas à Defesa Civil Estadual e Federal para homologação.

Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Pef. de Guaraciaba