Os prefeitos da Associaçãodos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina( AMEOSC) representados pelo Presidente da Ameosc e Prefeito de São João do Oeste Sérgio LuisTheisen, Enoi Scherer Prefeito de Tunápolis, Leonir da Rocha Prefeito de Mondai e pelo Vice Prefeito de Itapiranga Inácio Oswald, estão em missão na Europa até o dia 30 de maio, cumpriram nessa semana roteiro por Portugal e Espanha juntamente com prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), os quais são os promotores da referida missão. Acompanham também Prefeitos da região Sul de Santa Catarina.
Em Moura (Portugal), os gestores públicos municipais visitaram o parque fotovoltaico. Este parque tem capacidade instalada de 46,41 MW de pico e pode abastecer com energia elétrica aproximadamente 30 mil lares. A absorção de luz solar é feita por 2.520 seguidores solares azimutais com 104 painéis cada um. A central pode evitar a emissão de cerca de 86 mil toneladas de dióxido de carbono.
Na quarta-feira (21), as lideranças do oeste catarinense visitaram a Prefeitura de Barcelona (Espanha). No encontro, os administradores públicos municipais receberam informações sobre o sistema de governo da cidade e conheceram um pouco mais sobre a história do país.
No mesmo dia, os prefeitos fizeram uma visita técnica na empresa Envac, que mantém um sistema de coleta a vácuo em Barcelona. Ao invés de latas e caminhões coletores, a iniciativa consiste em utilizar um sistema de tubos que passam por até cinco metros da superfície até chegar à unidade coletora do lixo na periferia.
Segundo o relato do coordenador da viagem Prefeito e Presidente da AMOSC Fabianoda Luz, relata que há lixeiras nas ruas, nas paredes dos edifícios e nas residências, desta maneira os resíduos são depositados nesses compartimentos e sugados pelos tubos até a estação coletora que dá ao material um destino final. Isso evita a circulação de caminhões coletores pelas vias públicas e gera economia aos cofres públicos.
O processo é desenvolvido por 150 cidades europeias em 600 redes do sistema. Apenas em Barcelona, são 113 km de tubulações instalados e a previsão é de que 70% dos resíduos sólidos na cidade sejam retirados pela Envac nos próximos sete anos. Desta forma, 160 caminhões de resíduos pararam de circular diariamente pela cidade.
A missão à Europa prossegue até o dia 30 deste mês. Os prefeitos também passarão pela Itália e Alemanha onde conhecerão iniciativas de sustentabilidade, energias renováveis, resíduos sólidos, associativismo de pequenas propriedades e mobilidade/modernidade urbana.