Fazer da transparência e eficiência pública um ato político praticado no dia-a-dia das administrações municipais com a participação da sociedade. Com essa proposta, a Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC), em parceria com o Governo do Estado, Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC), e Prefeitura de Guaraciaba, realizou o III Seminário Catarinense Sobre Transparência Pública nesta quinta-feira (02). A atividade, que ocorreu em Guaraciaba, contou com a presença de mais de 200 pessoas entre secretários municipais, prefeitos, vereadores, e gestores públicos.
Ao todo foram realizadas três palestras, que abordaram temas como o retorno de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Controle da Gestão Pública e Transparência e Cidadania Fiscal. Também foi apresentada a experiência em Orçamento Participativo em Guaraciaba e ainda sobre Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em São Miguel do Oeste.
"A questão da educação fiscal nos municípios foi levantada em reunião da Ameosc. É uma necessidade comum e por isso resolvemos promover a atividade", afirmou o secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana. Ele afirma que o seminário foi muito produtivo, pois tratou de problemas enfrentados diariamente nas administrações municipais. "Todos puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências que tem dado certo, como diminuição de custos e aumento de arrecadações", destacou.
Para o prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmermann, que explanou sobre o Orçamento Participativo, a questão da educação fiscal e formalização deveria ser trabalhada inclusive nas escolas. "Os investimentos nos municípios dependem da arrecadação. Além disso, a transparência na gestão pública e a participação da população deve ser trabalhada desde cedo.", afirma.