A Frente Parlamentar das Ferrovias realizou na manhã desta sexta-feira (30), no Centro Empresarial Andrômeda, em São Miguel do Oeste uma audiência pública que discutiu questões relacionadas ao andamento de projetos ferroviários para a região Oeste do estado.
O encontro teve o apoio da AMEOSC (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina), Aveosc (Associação dos Vereadores do Extremo Oeste) e Acismo (Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste).
Segundo o deputado Pedro Uczai, coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, o objetivo foi discutir com empresários, representantes de entidades e lideranças políticas os detalhes do projeto de edificação da Ferrovia da Integração, que terá cerca de 700 quilômetros e ligará Itajaí a Dionísio Cerqueira, passando por Chapecó e São Miguel do Oeste.
No encontro foram apresentados também os trabalhos realizados pela Frente Parlamentar nos últimos meses e o planejamento das próximas ações. De acordo com Uczai, mais de R$ 85 milhões já estão assegurados para a elaboração do projeto da obra, que foi incluída este mês no PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Também foram debatidas questões sobre os outros projetos ferroviários que a Frente Parlamentar está engajada. Um deles é a reativação da Ferrovia do Contestado, que contempla 613 quilômetros entre o município de Mafra e a cidade gaúcha de Marcelino Ramos, passando por Porto União no Meio oeste e a construção da Ferrosul, que em conjunto, Santa Catarina e os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, realizam os projetos. A Ferrosul deve explorar trechos ferroviários para o transporte de cargas e de passageiros, integrando esta macrorregião.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fernando Dias