You are currently viewing Movimento Pró Instalação da UFFS e representantes do IFET apresentam metas e informações sobre andamento das obras

Movimento Pró Instalação da UFFS e representantes do IFET apresentam metas e informações sobre andamento das obras

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) no auditório da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, reunião com a Coordenação do Movimento Pró Instalação da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, e dos Representantes do IFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Estiveram presentes Prefeitos, Secretários Municipais da Educação e Desenvolvimento, Professores e estudantes, dos municípios da região.

O Diretor Geral do IFET Campus São Miguel do Oeste, Vanderlei Antunes de Mello, apresentou aos participantes informações sobre as obras do Instituto Federal, que em um raio de aproximadamente 50 quilômetros irá abranger 34 municípios e atenderá cerca de 1.200 alunos, 60 docentes (cinco áreas profissionais) e 40 técnicos (laboratório, administrativos, pedagógicos). A área construída do IFET na primeira etapa será de 6.200 m². Contará com 19 laboratórios, 12 salas de aula, biblioteca, auditório, salas administrativas e pedagógicas e ambientes de apoio.

Os Cursos Técnicos previstos para o Campus de São Miguel são: Téc. Agroindústria integrado; Téc. Agroindústria pós EM (Ensino Médio); Téc. Agroecologia pós EM; Téc. Agroecologia integrado ao EM; Téc. Vestuário pós EM; Téc. Manutenção automotiva pós EM; Téc. Móveis pós EM. Também estão previstos Cursos Tecnólogos como: Superior de Tecnologia de alimentos (em análise) e Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química.

Com a implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Airton Fontana assessor da Senadora Ideli Salvatti (PT), apresentou aos participantes as principais metas da UFFS: Cerca de 10 mil estudantes deverão atuar nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, em quatro anos. O quadro de pessoal previsto para a Universidade será composto de 500 cargos de docentes 3º grau, 108 técnico-administrativos nível superior e 232 cargos de técnico-administrativos nível médio. Ao todo serão cinco Campi localizados em Chapecó – SC (campus-sede); Erechim – RS; Cerro Largo – RS; Laranjeiras do Sul – PR e Realeza – PR.

Cronograma de Cursos previstos: Campus Chapecó – SC: Administração; Agronomia (ênfase em agroecologia); Ciências da Computação; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; Licenciatura em Humanidades: Filosofia, História, Geografia e Sociologia; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Português e Espanhol. Campus Erechim – RS: Arquitetura e Urbanismo; Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-industrial; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; Licenciatura em Humanidades: Filosofia, História, Geografia e Sociologia; Licenciatura em Pedagogia. Campus Serro Largo – RS: Agronomia (ênfase em agroecologia); Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-industrial; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; Licenciatura em Português e Espanhol. Campus Laranjeiras do Sul – PR: Aquicultura; Agronomia (ênfase em agroecologia); Desenvolvimento Rural e Gestão Agro-industrial; Engenharia de Alimentos; Licenciatura em Educação do Campo. Campus Realeza – PR: Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química; Licenciatura em Português e Espanhol; Nutrição; Veterinária.



Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fernando Dias