Segundo análises climáticas da empresa Climatempo, a estiagem que assola os municípios na região do Extremo Oeste de Santa Catarina deve continuar nos próximos dias. Dos 19 municípios que compõe a AMEOSC – Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – apenas Dionísio Cerqueira e Palma Sola não decretaram situação de emergência até o momento. As condições climáticas preocupam os gestores municipais, que buscam medidas para amenizar a falta de chuva.
No município de Belmonte a estiagem que se prolongada vem causando sérios prejuízos à agricultura. Conforme o secretário de Administração, João Carlos de Godói, a falta de água potável para o consumo humano e para a agropecuária também é preocupante. A administração decidiu através da secretaria de transportes e obras, suspender todos os serviços considerados particulares devido a forte estiagem que assola o município. O motivo da suspensão é dar prioridade em atender as famílias mais atingidas pela falta de água.
Em Descanso, para amenizar o problema da seca, a prefeitura contratou empresas para realizar 210 horas de trabalhos com máquinas retroescavadeiras. A contratação tem como finalidade, fazer a limpeza e aberturas de novas fontes. Conforme o prefeito Sadi Bonamigo, a prefeitura custeará 50% dos serviços prestados aos agricultores que necessitam deste tipo de serviço. O restante deverá partir do beneficiado.
A situação também é crítica em Guaraciaba, a falta de água está cada vez pior tanto no interior quanto na cidade. Conforme a Casan, não há mais onde captar água, pois os poços artesianos e o Rio Arroio Jacú estão praticamente secos. A administração da cidade juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores encaminharam um oficio ao Governador do Estado solicitando a interferência de Luis Henrique da Silveira junto aos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água no município.
Devido ao longo período sem chuvas e das inúmeras dificuldades em função disto, principalmente no interior, Iporã do Oeste também procura dar assistência à população e está disponibilizando caminhões pipa para suprir a falta de água aos animais das propriedades rurais. Na cidade a Casan, há vários dias, vem fazendo rodízio de abastecimento nas residências.
Em Itapiranga o Setor de água da Prefeitura Municipal, trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros da cidade e caminhões particulares de transportes de leite, para que haja o devido fornecimento de água às famílias do interior que sofrem com os reflexos da estiagem. O responsável pelo setor de água da prefeitura de Itapiranga, Osmar Mueller, está preocupado com a falta de chuva. E para piorar os institutos de meteorologia alertam que a situação ainda deverá perdurar.
O prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen, diz que o município enfrenta dificuldades para abastecer a estação de tratamento de Beato Roque que também contempla o consumo de famílias de Cristo Rei. Segundo ele, a prefeitura municipal esta tendo grande despesa com a seca e quatro caminhões estão auxiliando o transporte de água até as localidades necessitadas.
A falta de chuva faz com que Tunápolis vivencie uma situação poucas vezes registradas na história do município. O recalque do Peperi, grande esperança no abastecimento de água no município, está trazendo menos da metade da quantia necessária para atender a demanda, além de se tornar uma água extremamente cara para o município. A prefeitura chega a pagar R$ 9.000,00 por mês na fatura de energia elétrica por conta do sistema estar trabalhando no seu limite máximo.
A população deve fazer sua parte também neste momento de dificuldade e economizar água o máximo que puder. Procurando priorizar para o consumo próprio e para os animais. Jamais lavar calçadas, carros ou desperdiçar água de qualquer outra forma.
Municípios da região da AMEOSC em situação de emergência: Princesa, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Belmonte, Descanso, Guarujá do Sul, Itapiranga, Paraíso, Santa Helena, Tunápolis, Barra Bonita, Guaraciaba, Anchieta, Iporã do Oeste, Mondaí e Bandeirante.
Colaboração das Prefeituras de: Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Iporã do Oeste, itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fernando Dias