Compartilhar share

Prefeitos da região se reúnem em Assembleia da Ameosc em São Miguel do Oeste

Publicado em 20/09/2021 às 09:55 - Atualizado em 20/09/2021 às 09:55


Créditos: Foto: Ameosc | Divulgação Baixar Imagem

 

 

 

Os prefeitos dos municípios que compõe a região da Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) se reuniram na sexta-feira (17) para a realização da Assembleia de Prefeitos e Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder). A reunião ocorreu de forma presencial, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e teve início por volta das 14h.

A programação da tarde foi aberta com a Assembleia do Conder, com apresentação e aprovação da 6ª Alteração do Contrato de Consórcio Público, apresentação e aprovação da 2ª Alteração do Regulamento do Quadro de Pessoal, apresentação dos pedidos de ingresso de novos municípios ao Conder e votação para aprovação do ingresso.
Ainda, foi realizada a apresentação da proposta/convênio entre o Conder e o Estado de Santa Catarina quanto aos equipamentos e materiais para a Usina de Asfalto e da proposta/convênio entre o município de São Miguel do Oeste e o Estado de Santa Catarina quanto à obra da sede da Usina de Asfalto.

ASSEMBLEIA DE PREFEITOS

Após a assembleia do Conder, o presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, Edilson Miguel Volkweis, deu início à assembleia de prefeitos. Entre os temas tratados, segundo o secretário executivo da entidade, Airton Fontana, esteve uma avaliação e encaminhamentos de atividades diante do atual mapa de risco da pandemia do coronavírus.

“Sobre a pandemia, foi feita uma avaliação do atual quadro e sobre a questão dos eventos, os prefeitos avaliaram que ainda é um momento de prudência e que eventos esportivos e demais atividades sociais devem ter todos os protocolos. A maioria dos municípios estão aguardando com prudência a retomada das atividades”, salienta.

Além disso, também foi foco do encontro a discussão de encaminhamentos para fortalecer a viabilidade de voos regulares no Aeroporto Hélio Wassun de São Miguel do Oeste até Florianópolis. Conforme Fontana, o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, pediu o apoio dos prefeitos da região. “O prefeito Wilson pediu apoio aos municípios para fortalecer esses voos regulares, para que seja possível ter maior regularidade e valores mais viáveis”, declara.
Foi tratado ainda, na oportunidade, sobre a autorização do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC) para construção de proteções de fontes modelo caxambu de forma vertical nos municípios abrangidos. Os prefeitos ainda aprovaram de forma unânime a desfiliação da Ameosc da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, pois entenderam que a Associação pode realizar os cursos através de seu sistema próprio.

Também nos assuntos gerais, foi tratado sobre a reunião na qual o presidente, Edilson Miguel Volkweis, participou na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), juntamente com a Comissão da Pró Ponte/Itapiranga-SC a Barra do Guarita-RS. “Se busca a articulação com os deputados e governo para viabilização dessa demanda então o presidente Edilson comentou da importância do envolvimento dos prefeitos da região na busca desse projeto”, finaliza Fontana.