Compartilhar share

Colegiado da Agricultura da Ameosc realiza reunião mensal com secretários

Publicado em 13/09/2021 às 13:47 - Atualizado em 13/09/2021 às 13:48


Créditos: Foto: Ameosc | Divulgação Baixar Imagem

O Colegiado de Agricultura da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) realizou, na quinta-feira (09), reunião com secretários dos municípios associados à entidade. As reuniões do colegiado são realizadas mensalmente e, nesse encontro, aconteceu na Câmara de Vereadores do município de Anchieta.

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Secretários de Agricultura da Ameosc e secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Tunápolis, Dircelei Arenhardt, entre os assuntos em pauta, foi discutido sobre: apresentação e debate de legislações de diversas áreas que envolvem o setor da agropecuária; apresentação de programas de incentivo de agropecuário nos municípios que abrangem a Ameosc e outras regiões; programas ou alterações de programas que envolvem Estado, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

“Além de ter a possibilidade de conhecer empreendimentos e experiências do município, as reuniões presenciais respeitam as normas de segurança, e geram uma discussão e um debate muito produtivo”, destaca a coordenadora.

O secretário executivo da entidade, Airton Fontana, acrescenta que durante a reunião, o município de Iporã do Oeste apresentou a experiência de incentivo a certificação das propriedades e também foi tratada da legislação do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC) que autoriza as proteções de fontes modelo caxambu. “Atualmente só é autorizado a proteção na forma horizontal e os secretários apresentaram a necessidade de também proteger as fontes na forma vertical. Esta solicitação vai ser apresentada aos prefeitos para sugerindo intervir apresentando a necessidade ao conselho estadual de meio ambiente Consema da necessidade também da proteção na forma vertical”, finaliza.