Secretários de Agricultura e técnicos da região da Ameosc participam de palestra sobre pragas nas lavouras de milho

Publicado em 19/04/2021 às 09:52 - Atualizado em 19/04/2021 às 09:53


Créditos: Foto: Divulgação Baixar Imagem

Mais de 30 pessoas, entre Secretários de Agricultura e técnicos de municípios da região participaram nesta sexta-feira (16) de uma palestra virtual com o Entomologista, Leandro do Prado Ribeiro. A atividade foi uma iniciativa da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), por meio do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura, com apoio da Epagri. A palestra durou cerca de 2h30minutos e os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Conforme Dircelei Arenhardt, presidente do Colegiado, o tema da palestra foi “Cigarrinha-do-milho e o complexo de enfezamentos" e foi de suma importância, pois vivenciando. “O Dr. Leandro compartilhou conosco a pesquisa a qual foi desenvolvida na nossa região, onde abordou como ocorre ciclo de desenvolvimento da cigarrinha, o processo das doenças, manejo e cuidados”, explica.

Ainda, segundo Dircelei, o pesquisador orientou sobre como obter um resultado na eliminação da praga. “Seria necessário um conjunto de ações entre elas, manejo, tecnologia, grupos químicos e a união de diversos órgãos entre eles Secretarias de Agricultura, Epagri, Técnicos e Pesquisadores. Porém a peça fundamental ainda é o papel do Produtor, para não dar a oportunidade de a cigarrinha completar seu ciclo, evitando as tigueras, fazendo vazio sanitário, além de ficar atento observando e identificando a praga no início”, finaliza.