Após reunião com prefeitos catarinenses FECAM encaminha pedido de compra de vacinas

Publicado em 11/03/2021 às 14:13 - Atualizado em 11/03/2021 às 14:20


Créditos: Foto: Ilustrativa Baixar Imagem

Uma reunião coordenada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na tarde de quarta-feira (10) reuniu cerca de 200 prefeitos para tratar sobre o gerenciamento da compra de vacinas contra a Covid-19. Na oportunidade, a Federação formalizou a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da Sputinik V, que deverão beneficiar os 265 municípios.

O ponto de partida para essas negociações, segundo a Fecam, foi a entrega pelos municípios, da Carta de Intenções, onde cada um indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar. Até quarta-feira (10), 233 municípios haviam entregado a Carta de Intenções.

Na região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), segundo o secretário executivo Airton Fontana, 48.029 doses que foram encaminhadas através das Cartas de Intenções dos município. “Até a próxima terça-feira à tarde, a empresa vai se pronunciar sobre a possibilidade para depois, então, aguardar essa aquisição e até a própria forma. O jurídico da Fecam, com o apoio do Ministério Público, com o apoio do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, está intermediando esta parte legal de adquirir as vacinas”, menciona.

Na sexta-feira (12) a Federação informou que encaminhará a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento. Em seguida, a empresa terá 72h para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.