Compartilhe

AMEOSC realiza o 1º dia do Congresso de Municípios da Região Extremo Oeste de SC

Publicado em 23/11/2018 às 00:26 - Atualizado em 26/11/2018 às 09:58

O Primeiro dia de Congresso trouxe palestras sobre o Agronegócio Catarinense, Municípios Lixo Zero, Municípios Solares e Diagnóstico Socioambiental

Iniciou na manhã desta quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, o 1º Congresso de Municípios da Região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC. O evento, maior encontro de gestores públicos da região, segue até esta sexta-feira, 23, e deve receber, em dois dias, cerca de 300 lideranças, dentre prefeitos e vices, secretários de administração, vereadores, e demais servidores municipais de diversas áreas estratégicas das prefeituras.

O Congresso tem por objetivo o debate de ideias e a troca de experiências envolvendo a administração municipal. Para isso, conta com nove palestras, centradas em três eixos temáticos: Meio Ambiente; Inovação, Desenvolvimento Econômico e Sustentável; e Turismo.

A abertura oficial do Congresso foi proferida pelo Presidente da AMEOSC e Prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, em uma solenidade com a presença de diversas autoridades, como representantes da FECAM, CNM, Associação de Vereadores, Governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em seu discurso, o Presidente Welter resgatou aspectos históricos da AMEOSC, dentre conquistas, parcerias institucionais, linhas de atuação e o longo caminho percorrido pelos Prefeitos e Presidentes anteriores na busca pelo fortalecimento do associativismo municipal e desenvolvimento da região extremo oeste. Welter também enfatizou o papel atual da associação frente a ações desenvolvidas pelo Departamento de Concursos, Movimento Econômico, Consórcios Intermunicipais e a própria iniciativa do Congresso de Municípios.

Após a solenidade, foi dado início a primeira palestra do dia, “Perspectivas para o Agronegócio Catarinense”, proferida pelo Secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies.

Na parte da tarde, por sua vez, as duas primeiras palestras foram direcionadas para energias renováveis, “Municípios Lixo Zero” e “Municípios Solares”, proferidas pelo Rodrigo Sabatini (Diretor do Instituto Lixo Zero) e Mauro Passos (Presidente do IDEAL), respectivamente.

Na ocasião, a palestra de encerramento do primeiro dia de Congresso foi proferida pelo Promotor de Justiça do MP/SC, Dr. Paulo Locatteli, que esteve discorrendo sobre “O Diagnóstico Socioambiental” e as implicações da lei da Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A palestra foi mediada pelo Promotor de Justiça que atua na comarca de São Miguel do Oeste, Dr. Maycon Hammes e pelo Prefeito de Tunápolis, Renato Paulata.

Segundo dia de Congresso
O segundo dia de Congresso, que ocorre nesta sexta (23), abordará palestras sobre Desenvolvimento Territorial, Inovação Fazendária, Turismo e o Sistema Integrado de Gestão do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Além da troca de experiências bem-sucedidas entre os gestores municipais, cadastradas no Banco de Boas Práticas da AMEOSC. O segundo dia também contará com a homenagem a todos os ex-presidentes da AMEOSC, com a entrega do “Mérito Municipalista AMEOSC 47 anos”.

A programação do Congresso está sendo transmitida em tempo real pelo youtube, acesse a transmissão do primeiro dia AQUI e AQUI.

O 1º Congresso de Municípios da Região da AMEOSC, uma realização da entidade, conta com o apoio institucional da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS; e patrocínio da Quantum Engenharia, Serni – Reciclagem Seletiva, SICOOB e TOS – Obras e Serviços Ambientais.

Fotos do primeiro dia: AQUI

Assessoria de Comunicação 
Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC 
www.ameosc.org.br 
49-3621 0795


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Padre Aurelio Canzi, 1628, Centro, São Miguel do Oeste - SC
CEP: 89900-000