Compartilhe

Executivos debatem eixos de atuação do Sistema FECAM e reforçam importância do papel das Associações de Municípios

Publicado em 10/08/2018 às 08:44 - Atualizado em 10/08/2018 às 08:46

O fortalecimento e o alinhamento da atuação das entidades que compõem o Sistema FECAM estiveram em pauta nesta quinta-feira, 9, na reunião do Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina. O encontro, na Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, em Joinville, tem como objetivo o planejamento das ações até 2020, a organização das parcerias e a prestação de contas da diretoria da Federação Catarinense de Municípios – FECAM com as 21 Associações de Municípios.

Na avaliação do presidente do Colegiado, Roberto Kurtz Pereira, executivo da Associação dos Municípios do Alto Uruguai CAtarinense - AMAUC, as discussões no grupo são vitais para manutenção das entidades municipalistas catarinenses e para construção de soluções conjuntas que impactem em melhorias no serviço de apoio aos gestores municipais. “Como colegiado temos uma missão maior, não só de repensar o papel das Associações, como do próprio sistema FECAM. Os debates que fizemos foram muito produtivos e muito úteis para alinharmos propostas que beneficiarão não só as entidades municipalistas, mas principalmente a população. Cada vez mais é necessário que atuemos de forma conjunta”, enfatiza Kurtz.

Os novos eixos estratégicos de atuação da FECAM são frutos da Conversa de Prefeitos realizada no Congresso de Prefeitos, em junho, em Florianópolis, e aprovados em Assembleia Geral Extraordinária no dia 8 de agosto. Coube aos executivos avaliar em grupos cada um dos pontos e discutir quais medidas devem ser adotadas em conjunto para alcance de resultados que fortaleçam o sistema como um todo e impactem na sociedade em geral. São eles: Força Político Institucional; Cidades Inteligentes e Gestão Eficiente; Políticas Públicas; e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Consciente do desafio de planejar e de agir de forma planejada, o diretor executivo da FECAM, Rui Braun, avalia o primeiro dia de discussões entre os executivos como um marco do novo momento do municipalismo catarinense. “Desde o Congresso de Prefeitos estamos trabalhando no planejamento dos próximos anos. Os prefeitos catarinenses validaram todo o planejamento em Assembleia Geral Extraordinária e, a partir desta discussão conjunta com os executivos, avançamos na fase de conversa com as bases, via Associações de Municípios, no sentido de organizar e ajustar ações do municipalismo catarinense para os próximos desafios. Essa função de planejar, compartilhar esforços, pactuar iniciativas e ações é muito importante para que trabalhemos conjuntamente e combinados na defesa dos 295 municípios, ressalta”.

Além do planejamento estratégico, outros assuntos também estiveram em pauta. Entre eles o sistema de gestão de processos e transparência; a natureza Jurídica das entidades municipalistas; a programação dos eventos regionais e as ferramentas disponibilizadas aos municípios, como a de gestão de nota do produtor e os portais de turismo.

ASCOM/FECAM


Rua Padre Aurelio Canzi, 1628, Centro, São Miguel do Oeste - SC
CEP: 89900-000